A distribuição de conteúdos em Ultra HD através da Internet ainda é escassa e para muitos utilizadores mesmo que não o fosse, seria quase impossível - devido às velocidades de ligação à Internet que subscrevem. Para compensar este desiquilíbrio que ainda existe, a BDA anunciou um novo standard: o Ultra HD Blu-Ray.

[caption]UHD Blu-ray[/caption]

Na prática é um novo formato de discos Blu-Ray, mas que tem capacidade para suportar vídeos com uma resolução de 3840x2160 píxeis.

Os discos em si tiveram de ser repensados e conseguem agora guardar até 66GB de conteúdos num disco de duas camadas, enquanto os de três camadas conseguem guardar até 100GB.

Como há uma nova norma serão necessários novos equipamentos para que os discos sejam suportados e de acordo com a imprensa internacional, os primeiros leitores de Ultra HD Blu-Ray devem chegar ao mercado no final de 2015. A Samsung e a Panasonic deverão ser duas das marcas que farão a aposta nesta nova norma ainda este ano.

No entanto os novos leitores de Blu-Ray vão suportar os discos que já existem atualmente no mercado.

Além das altas resoluções dos vídeos, o novo formato vai suportar gravações em HDR, vídeos com taxas de 60 frames por segundo e tecnologias de som em 3D - como a Dolby Atmos ou DTS:X.

A nova norma Blu-Ray chega numa altura em que várias fabricantes fazem um reforço no número de televisores que pertencem à categoria do Ultra HD. Ficam aqui alguns exemplos, salientando-se no entanto que os preços indicativos eram relativos a abril de 2015:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico