Ainda não estão disponíveis para a venda, mas já são conhecidos alguns dos modelos que as principais marcas informáticas escolheram para introduzir em Portugal a tecnologia Napa da Intel, que introduz os dual core na linha de portáteis e vai mais longe na capacidade para poupar energia e estender a autonomia das baterias. As primeiras apresentações aconteceram pela mão da Fujitsu, da Acer e da Asus que já detalharam informação sobre os notebooks que disponibilizarão nas próximas semanas para venda.



No caso da Fujitsu a empresa deu pormenores sobre a nova linha LifeBook E8110, desenvolvida sobre tecnologia Napa da Intel e equipada com um processador Intel Centrino Duo. O portátil conta com um ecrã de 15 polegadas, um peso de 2,4 kg e uma autonomia da bateria de 12 horas, para além de fornecer componentes de segurança optimizados, como uma slot de Smart Card e um sensor de impressão digital opcional. A nova linha disponibiliza ligação wireless e memória DDR2-667, características que a Fujitsu garante terem contribuído para que a nova linha tenha melhorado em 10 a 20 por cento nos testes de performance.



O novo sistema inclui ainda a funcionalidade EcoButton, que passará a integrar todos os notebooks da série e que permite "uma maior gestão da energia", optimizando a vida da bateria, garante um comunicado. Os novos equipamentos estarão disponíveis no mercado a partir de Fevereiro de 2006 a partir de 2.099 euros.



A Asus apresentou também ontem três novas séries de equipamentos suportados na plataforma Centrino Duo, que garante ter disponíveis para venda ainda no final do mês. As linhas W5F, A6J e V6J apostam numa capacidade reforçada para a realização de multi-tarefas, assim como numa melhor gestão energética, maior autonomia da bateria e uma função de televisão em directo, características proporcionadas pela plataforma de suporte.



As séries W5F e A6J já incluem microfone e câmara por forma a facilitar a utilização da videoconferência. A câmara do W5F conta com uma resolução de 1,3 megapíxeis, ângulo de 180° e um microfone LifeFrame.



A Acer estreia a nova tecnologia da Intel com a apresentação de duas séries de modelos: a TravelMate 4200 e a Aspire 5670. A primeira linha dirige-se ao mercado de profissionais, enquanto a segunda é para utilizadores domésticos e mercado SOHO.



Na série Aspire 5670 a Acer destaca a memória DDR2, a placa gráfica ATI MOBILITY RADEON X1400, o ecrã LCD TFT widescreen CrystalBrite de 15,4 polegadas e a resolução de 1200 x 800 pixeís, a par com o suporte para voz e vídeo sobre IP.

A linha TravelMate 4200 aposta na segurança, com utilitários como a Empowering Technology que inclui o eDataSecurity Management, uma aplicação de codificação de ficheiros e pastas através de um clique e o eLock Management que permite o bloqueio de todos os dispositivos de dados amovíveis com um único procedimento.



A Toshiba remete também para Fevereiro o lançamento dos primeiros modelos suportados pela nova tecnologia, mas prefere não adiantar mais pormenores sobre os equipamentos em concreto.



Notícias Relacionadas:

2004-09-09 - Intel demonstra dual core e nomeia sucessoras da plataforma Centrino