A Microsoft alertou para o facto do Service Pack 1 para Windows Vista, uma vez instalado, bloquear funcionalidades ou aplicações de alguns produtos de terceiros também usados no PC. Entre os exemplos citados pela empresa estão aplicações da Trend Micro, Zonelabs, BitDefender e Novell.



"Por razões de fiabilidade, a Microsoft bloqueia esses programas e impede-os de arrancar depois de instalado o Windows Vista SP 1", assume a empresa de software garantindo que a medida foi previamente anunciada aos fabricantes daquelas aplicações.



Algumas empresas visadas pelas medidas da Microsoft já anunciaram updates ao seu software para garantir suporte ao Vista SP1 e ultrapassar as limitações de funcionamento junto dos utilizadores com o upgrade.



A BitDefender já tem disponível o seu update gratuito e Panda estima o lançamento de um já para o início de Março. Ambos permitirão o funcionamento das componentes de segurança desligadas pela Microsoft nos PCs com Vista SP1.



O SP 1 para Vista tem estado disponível apenas para testers. O acesso generalizado ao primeiro grande update do sistema operativo está previsto para o mês de Março.



A preparação das máquinas com Windows Vista para receber o Service Pack 1 também foi esta semana notícia, quando um dos pré-requisitos que têm de ser instalados antes do SP1, e que a Microsoft optou por fazer chegar aos clientes via actualizações automáticas, gerou alguns problemas.



A empresa sublinha que apenas alguns utilizadores foram vítimas destes problemas, mas a questão levou ao cancelamento imediato da distribuição automática destas peças de software não relacionadas com problemas de segurança, que preparam o PC para o update maior.



A imprensa internacional adianta no entanto que estas questões já foram ultrapassadas (embora os pré-requisitos não tenho voltado à forma de update automático) e desde ontem à noite os utilizadores de máquinas x64 com versões do Windows não localizados já podem descarregar o SP1 para Vista.



Notícias Relacionadas:

2008-02-04 - SP1 para Vista e Windows Server 2008 entram em produção