A Intel anunciou recentemente que algumas das principais fabricantes de dispositivos inteligentes de visualização de imagens seleccionaram processadores baseados na tecnologia XScale da fabricante de semicondutores para equiparam os seus novos monitores sem fios.



Neste grupo incluem-se a Philips Electronics e a ViewSonic , que afirmaram que pretendem empregar o processador de aplicações PXA250 da Intel para alimentar os seus dispositivos Mira, uma tecnologia Windows concebida pela Microsoft de modo a equipar uma nova geração de ecrãs inteligentes, permitindo que os utilizadores se liguem sem fios a um PC Windows XP a partir de qualquer sítio da casa, através de monitores inteligentes que funcionam a bateria (ver Notícias Relacionadas).



Para além disso, as fabricantes AboCom e Tatung seleccionaram a Intel para os seus novos dispositivos "de forma a tirar vantagem do elevado desempenho e reduzido consumo de energia do processador de aplicações da Intel", conforme refere o comunicado oficial divulgado. Prevê-se que estes produtos estejam disponíveis a partir das férias de Natal de 2002.



Segundo o mesmo documento, "a tecnologia XScale da Intel disponibiliza o melhor desempenho e o menor consumo de energia no processamento de dados trocados sem fios entre o PC e o ecrã, ao mesmo tempo que ajuda a alargar o tempo de duração da bateria".



Outra novidade apresentada pela companhia de Santa Clara, Califórnia, foi o desenvolvimento de um design de referência para ajudar a acelerar a produção de uma vasta gama de ecrãs inteligentes da nova geração baseados na tecnologia Mira.



Com a introdução de monitores sem fios, os utilizadores deixam de estar a estar limitados a teclar no teclado a partir de um escritório, podendo em alternativa utilizar o seu computador para ouvir música, consultar notícias e obter actualizações do boletim metereológico, enquanto estão a cozinhar, a ver televisão ou a conversar com os amigos.



A Intel divulgou também que vai disponibilizar aos fabricantes de dispositivos Mira um design de referência optimizado de forma a contribuir para o aceleramento do processo de desenvolvimento do produto. Dos elementos que serão cedidos, incluem-se memória StrataFlash e tecnologias de redes locais sem fios (WLAN).



Este primeiro design de referência estará centrado no monitor móvel Mira com um ecrã de 10,4 polegadas e imagem de 16 bits com 800x600 pixels. A companhia prevê que as versões posteriores da plataforma disponibilizem tecnologias para um monitor destacável que irá funcionar como monitor primário para o PC e monitor móvel.


Notícias Relacionadas:

2002-02-28 - Microsoft e Intel promovem partilha de tecnologias para impulsionar dispositivos sem fios

2002-01-08 - Microsoft lança novos produtos em direcção ao lar digital multimédia

2001-09-28 - Intel revela nova memória flash e incentiva criação de soluções de Internet para automóveis