(Actualizada)
Amanhã vão ser entregues os primeiros computadores portáteis a alunos e professores de 22 escolas integrados no programa e-escolas. A TMN é o operador móvel que se revela mais activo no programa e-Escolas, tendo entregue já cerca de 1500 computadores portáteis a formandos do Programa Novas Oportunidades e prevendo para amanhã a entrega de perto de 3000 a alunos do 10º ano de escolaridade e professores.

Os três operadores móveis integram este programa definido pelo Governo no âmbito das contrapartidas alinhadas para a Sociedade da Informação aquando da atribuição das licenças 3G, mas até agora só a TMN entregou computadores. A Optimus apresentou também hoje em conferência de imprensa a sua campanha de e-escolas, enquanto a Vodafone reafirmou ao TeK o seu empenho no programa mas não adianta ainda mais pormenores, garantindo que conta "apresentar a sua oferta completa durante o actual mês de Setembro".

Ao final da tarde a Vodafone acabaria por adiantar, em comunicado, que vai disponibilizar nesta primeira fase 5 mil equipamentos, estando contemplado o modelo Satellite L40 da Toshiba. A partir de amanhã os alunos e professores já deverão poder seleccionar esta oferta no site e-escola.

O programa apresentado pelo Governo em Junho tem como destinatários formandos do programa Novas Oportunidades, alunos do ensino secundário (10º ano) e professores do ensino básico e secundário. Para os três grupos são criadas condições especiais de acesso a portáteis com ligação à banda larga, custando o portátil o máximo de 150 euros e a mensalidade de acesso à Internet em banda larga um máximo de 17,5 euros.

A TMN foi a primeira operadora a avançar com a participação neste programa, estando presente nas primeiras iniciativas de entrega de portáteis que decorreram em Julho e Agosto para frequentadores do programa de ensino para adultos. a operadora comprometeu-se a investir 150 milhões de euros neste programa, afirmando ter como objectivo garantir pelo menos 50 por cento das entregas planeadas em três anos, o que ultrapassa os trezentos mil notebooks.

Luis Avelar, administrador da TMN, adiantou hoje em conferência de imprensa que a empresa já comprou os primeiros 100 mil equipamentos que serão entregues até ao final deste ano e que montou toda uma operação de logística e preparação do e-escolas para responder à procura, o que passa também pela avaliação e melhoria da cobertura da rede de dados junto das instituições de ensino. A TMN mantém já há algumas semanas uma campanha de pré-registo que já recebeu mais de 80 mil pedidos de alunos e professores que começarão a ser satisfeitos à medida que as escolas entregarem os códigos a quem estiver abrangido no programa.

Para já a TMN conta com a Fujitsu Siemens para o fornecimento dos computadores portáteis, mas em Outubro vai alargar a parceria à Toshiba e pretende ainda integrar um fabricante português na sua gama de fornecedores, embora o nome ainda não esteja seleccionado.

"Este é um projecto importante para a TMN. Mobilizámos a empresa quase no seu todo", sublinha Zeinal Bava, presidente da TMN que admite que com esta iniciativa a taxa de penetração de banda larga móvel vai ter uma subida significativa e colocar Portugal numa boa posição a nível internacional. O presidente da TMN lembra porém que depois de distribuídos os portáteis há ainda um grande trabalho a fazer na criação de conteúdos para estes utilizadores e também na alteração dos processos nas escolas, que passa pela criatividade e capacidade dos professores de adaptarem a matéria.

Optimus investe 116 milhões de euros
Embora não tenha ainda entregue nenhum portátil no âmbito deste programa, a Optimus tem já delineada a sua oferta e os objectivos para os próximos anos. Joana Ribeiro da Silva, responsável pelo serviço de dados da Optimus, afirmou hoje que a operadora vai investir 116 milhões de euros no e-escolas, uma fatia significativa dos 254 milhões a que se tinha comprometido no âmbito das contrapartidas da Sociedade da Informação negociadas com o Governo.

A operadora do grupo Sonaecom tem já abertas as pré-inscrições para o programa mas só amanhã fica oficialmente aberta a candidatura dos alunos e professores. A Optimus optou pela Toshiba para fornecer os equipamentos, com um modelo Pentium Dual core, ecrã de 15,4 polegadas e gravador de DVD, combinado com a placa USB Kanguru. No total o valor de mercado da oferta ronda os 900 euros, mas os alunos e professores só têm de pagar 150 euros, ou nada no caso de alunos abrangidos pelo programa de acção social escolar.

Sem detalhar números, Joana Ribeiro da Silva adiantou que a empresa espera distribuir dezenas de milhares de equipamentos este ano e chegar às centenas de milhar nos próximos anos.

Questionada pelo TeK quanto às razões que justificam a não presença amanhã com a entrega de computadores nas 22 escolas piloto, Joana Ribeiro da Silva afirma que "foi uma opção não só nossa", explicando que os códigos só foram entregues aos alunos e professores há uma semana para dar acesso aos computadores que serão distribuídos amanhã.

Fátima Caçador

Nota de Redacção: [18:28] A notícia foi actualizada com a informação entretanto disponibilizada pela Vodafone.

Notícias Relacionadas:

2007-08-31 - Governo entrega mais 900 computadores a frequentadores do programa Novas Oportunidades

2007-07-24 - TMN investe 150 milhões de euros para garantir fornecimento de 300 mil PCs ao programa e|iniciativas

2007-07-21 - Primeiros portáteis entregues a formandos de Programa Novas Oportunidades

2007-06-05 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo

2007-05-31 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis