Enquanto a Microsoft não lança o seu serviço de jogos online para a consola Xbox - previsto para "arrancar" só no Verão de 2002 -, uma equipa de programadores open source acaba de divulgar uma nova aplicação, o Xbox Gateway. Esta aplicação expande a funcionalidade system link - mecanismo multijogador utilizado para ligar várias consolas Xbox numa rede local para jogos em que participem vários jogadores.


Ao funcionar como uma Ethernet bridge - aplicação que liga uma rede local a outra que utiliza o mesmo protocolo Ethernet -, o software "engana" a Xbox ao identificar as outras consolas online como se existissem na mesma subrede. O XboxGW limita-se a encaminhar o tréfego de dados da Xbox, dividindo-o de forma a dirigir-se aos jogadores com quem o utilizar deseja jogar.



Este método, de acordo com os programadores oferece uma utilização mais eficiente da largura de banda. Se duas pessoas com ligação em banda larga utilizarem o programa, podem jogar entre si através da Internet. Actualmente, o sistema corre em computadores com Linux instalado, mas os utilizadores de outros sistemas operativos que possuírem um PC podem efectuar no site do projecto o download de uma disquete de inicialização.



A disquete de inicialização não suporta, porém, placas Ethernet PCMCIA. Por outro lado, a actual versão do programa ainda não é compatível com dispositivos Ethernet USB. A equipa está a desenvolver versões adicionais para os sistemas operativos FreeBSD, Mac OS X, PowerPC Linux, bem como para as edições de 32 bits do Windows - 2000, Me e XP.



Notícias Relacionadas:

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-10-18 - Xbox tem data e preço para lançamento na Europa

2001-01-08 - Microsoft mostra Xbox e assinala entrada na electrónica de consumo

2000-12-26 - Consola Xbox na Europa só em 2002