O Windows 10 vai marcar a estreia de um novo navegador de Internet. O Project Spartan, como é denominado, terá três grandes características que o vão tentar diferenciar não só do mal-amado Internet Explorer, como dos restantes navegadores populares do mercado como o Chrome da Google e o Firefox da Mozilla.

Uma das características que esteve em maior evidência foi a possibilidade de fazer anotações diretamente no navegador. E não será necessária uma caneta digital para o fazer. Com o Spartan os utilizadores também vão poder guardar toda a página ou partes dela para partilhar e fazer acompanhar a anotação de um comentário.

O Spartan mostra-se assim dinâmico e apelativo para todos os que precisam de assegurar níveis de produtividade enquanto navegam na "grande rede".

O browser terá ainda um modo de leitura que formata as páginas Web para que as mesmas fiquem simples e "limpas", replicando a ideia de texto básico que existe por exemplo nos livros. A acompanhar esta vontade de disponibilizar uma melhor experiência de leitura está a possibilidade de criar uma Reading List, que permite guardar artigos, páginas e sites para consultar num momento posterior.

Mais uma vez a Cortana surge como a estrela da "tarde" e apresenta-se também integrada diretamente no Spartan. E de que forma? Mostrando algumas informações diretamente na barra de endereços do navegador ou "puxando" uma barra lateral com informações complementares às pesquisas dos utilizadores.

O novo navegador tem ainda um interface mais básico e polido relativamente ao Internet Explorer, o que na perspetiva da Microsoft é um sinal claro de que foi construído para a "Web moderna".

Os membros do Insider Program vão ter acesso ao Project Spartan entre três a cinco meses - o que mais uma vez parece confirmar que o novo Windows só chegará na segunda metade de 2015.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.