A fundação Eclipse anunciou esta semana a criação de um novo portal destinado a alojar o código e fazer a divulgação de projectos open source, o Eclipse Labs.

O lançamento é possível através de uma parceria com a Google, onde o site ficará hospedado, adiantaram os responsáveis.

A iniciativa vai funcionar como um site onde será possível alojar o código de projectos open source que querem pertencer ao ecossistema Eclipse mas não passaram ainda pelo processo de se tornarem oficialmente um projecto Eclipse e não estão alojados no hardware da Eclipse Foundation.

O Eclipse Labs funcionará como um ponto de partida para projectos em fase inicial, para os quais poderia ser difícil obter alguma visibilidade dentro da comunidade ou passar pelo processo de se tornarem num projecto oficial da Eclipse, disse o director executivo da fundação, Mike Milinkovich, numa mensagem publicada online em que apresenta a iniciativa.

A ideia surgiu o ano passado, tendo levado a conversações com os responsáveis pelo projecto de alojamento de código da Google, o Google Code, para saber se estes estariam interessados em criar uma área dedicada à Eclipse no serviço. A Google mostrou-se interessada e assim nasceu aquilo que a Eclipse classifica como uma "terceira via" para os projectos de código aberto "orientados" para o ecossistema Eclipse.

Embora ainda recente, e ainda em versão beta, o portal apresenta já alguns projectos "residentes", que se encontram arrumados pelas categorias EclipseRT, Modeling, WebTools, JavaEE, CodeManagement, Build Testing, Mobile, Embedded, SOA e Tools.