A Sony partilhou os resultados financeiros relativos ao seu ano fiscal de 2020 que acabou no final de março. O negócio dos videojogos e serviços relacionados continua a ser o mais lucrativo para a fabricante nipónica, sobretudo num ano em que a procura bateu recordes, devido ao confinamento imposto pela pandemia de COVID-19. Além disso, a empresa viu um “boost” no sector devido ao lançamento da PlayStation 5 e até ao final de 2020 (terceiro trimestre) tinha vendido 4,5 milhões de unidades.

Consolidando o seu ano fiscal, a Sony refere no seu relatório que vendeu 3,3 milhões de unidades no seu último trimestre, elevando assim o total de unidades para 7,8 milhões de consolas vendidas. Já a PlayStation 4 manteve a linha prevista na quebra de vendas, vendendo 1 milhão de unidades no último trimestre, somando um total de 5,7 milhões durante todo o ano.

tek PS5 vendas 2020

Ainda no que diz respeito aos serviços de gaming, a Sony refere que o total de subscritores do serviço PlayStation Plus é de 47,6 milhões, registando um crescimento de 14,7% face ao ano anterior.

No total, o negócio da PlayStation para o seu ano fiscal, no que diz respeito ao lucro operacional, foi de 342,2 mil milhões de yen (2,60 mil milhões de euros), considerado um recorde para a fabricante japonesa.

De recordar que segundo dados da NPD Group, a continuação do isolamento fez com que os gamers norte-americanos gastassem cerca de 5,6 mil milhões de dólares em videojogos durante o mês de março de 2021, o que resulta num crescimento de 18% face ao mesmo período do ano passado. Mais impressionante foram as vendas de consolas, que registaram um aumento de 47%, num total de 680 milhões de dólares nos Estados Unidos. É referido que os recordes de vendas de consolas não eram batidos desde 2008, quando reinavam as consolas PS3, Xbox 360 e Wii.

A PlayStation 5, que foi a consola mais rapidamente vendida na história dos Estados Unidos nos primeiros cinco meses de disponibilidade, tanto no que diz respeito a faturação como unidades, nem sequer foi a mais forte em março, considerando que continua a ser difícil encontrar unidades para venda.