A Sony convidou a imprensa e os parceiros estratégicos para um evento onde todos podem ver "o futuro". E como se de uma síndrome se tratasse, ninguém consegue tirar da cabeça a ideia de que a nova geração da Playstation vai ser apresentada a 20 de fevereiro.

As razões também não são para menos. Num vídeo de 45 segundos a empresa nipónica anuncia claramente através dos símbolos Δ, X, □ e O que a novidade está relacionada com o universo Playstation.

O The Wall Street Journal avança na edição de hoje que pessoas próximas ao lançamento da nova consola confirmaram que a mesma será apresentada a 20 de fevereiro e que pode ficar disponível no final de 2013. O periódico relata ainda que a nova Playstation terá uma vertente mais social e pretende mudar a forma como os jogadores interagem com os jogos e a consola.

Até agora a nova geração da PS tem sido tratada como Orbis, o nome de código da consola que vem substituir a Playstation 3. Não seria de espantar que o nome fosse mesmo esse já que a Playstation Vita também tem um nome de palavra latina.

Existem informações não confirmadas de que a nova Playstation vem equipada com um processador AMD64 de oito núcleos e uma unidade de processamento gráfico AMD R10XX que já suporta resoluções Ultra HD.

Além dos chips, 8GB de RAM e leitor de discos Blu-Ray são outras das especificações que compõe o projeto Orbis - deixando de parte assim a ideia de que os jogos seriam todos descarregados através da Internet, o que condicionaria a utilização em países e casas de utilizadores onde a velocidade da rede ainda é baixa.

Para finalizar, o novo modelo da consola viria com um redesenhado comando dual-shock que também ajudou a popularizar o dispositivo da Sony. Desde a primeira versão que o estilo de comando se mantém quase inalterado.

Mas o convite e os restantes rumores veem contra as declarações do presidente executivo da Sony, Kaz Harai, que na semana passada deu a entender que, mais uma vez, a marca japonesa ia deixar a Microsoft adiantar-se na apresentação de uma nova consola.

Um outro executivo da Sony já tinha adiantado que grandes novidades podiam chegar mesmo antes da E3, a grande feira mundial de videojogos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.