A próxima geração da linha Itanium da Intel, para a versão dual core, foi submetida a alguns testes de performance que, segundo a empresa, a colocam 60 por cento acima da medida de referência resultante de testes técnicos a um sistema RISC de quatro vias.



Este teste de performance, que usa como referência o LINKPACK (que mede a performance no tratamento de cálculos com virgula flutuante), obteve de um sistema de quatro processadores com dual core Itanium uma resposta de 45 gigaflops (uma medida de rapidez de desempenho). O anterior recorde registado neste tipo de teste fixou-se nos 27,5 gigaflops.



O Montecino, nome de código da nova geração Itanium, deverá duplicar a performance dos actuais modelos da mesma linha, multiplicar por três a largura de banda do sistema e melhorar em duas vezes a memória cache, avança um comunicado da Intel. A empresa acrescenta que a nova linha de processadores segue a política da Intel de baixo consumo energético, reduzindo em 20 por cento os índices actuais de consumo do Itanium.



O Montecino é esperado para a segunda metade deste ano, que já decorre, mas não deverá chegar às mãos dos fabricantes antes do final deste ano, início do próximo.



Notícias Relacionadas:

2004-09-07 - Dual Core e WiMax dominam novidades do Intel Developer Forum

2004-05-07 - Intel cancela produção de nova geração de processadores Pentium 4 e Xeon