Aquele que, supostamente, será o sucessor do atual Myriad 2 é apresentado como o primeiro sistema sobre chip (SoC na sigla original) do mundo que integra um motor de computação neural (Neural Compute Engine), destinado a acelerar a chamada “aprendizagem profunda”.

Atualmente o Myriad 2 é utilizado em robots, câmaras, drones e em determinadas pens USB. Prevê-se que o Myriad X seja capaz de lidar com a inteligência artificial e com a aprendizagem de novas informações de forma mais rápida e poderosa que qualquer outro chip desenvolvido pela Intel.

Este Neural Compute Engine é um pequeno bloco de hardware sobre o chip, desenhado especificamente para ser usado em redes neurais, de alta velocidade e baixo consumo, sem que estas caraterísticas afetem a sua precisão, para permitir aos dispositivos que o integram ver, entender e responder ao meio circundante em tempo real.

O mais impressionante no meio de todo este avanço tecnológico acaba mesmo por ser o tamanho do chip que pouco excede o de uma moeda pequena. Desta forma, pode ser colocado em diversos equipamentos mesmo com tamanhos reduzidos.

O poder de processamento do novo chip oferece a hipótese de lidar com quatro biliões de operações por segundo, resultados muito superiores ao atual Myriad 2, que é capaz de processar entre um a 1,5 biliões de operações por segundo.

“Permitir que os dispositivos tenham uma inteligência visual como a de um ser humano representa o primeiro 'salto em frente' da informática”, afirmou Remi El-Ouazzane, vice-presidente e diretor geral da Movidius no Intel New Technology Group.