Apesar da Sony não ter nenhum estúdio a trabalhar em exclusivos para a sua portátil desde 2015, a consola continua a receber títulos, mantendo uma base de utilizadores interessante. No entanto, o hardware em si será descontinuado até ao final do ano, e daqui a pouco tempo deixará de ser fabricado.

Segundo a Gematsu, os modelos Preto (ZA11) e Aqua Blue (ZA23) são os únicos modelos listados no site oficial da PlayStation Japão e têm a nota associada de que vão terminar em breve. A decisão não surpreende, visto que a fabricante já tinha anunciado no ano passado que os jogos físicos, disponibilizados em cartões, iriam deixar de ser fabricados, passando para o foco digital a respetiva distribuição. Até ao final de março, os cartões deixam de ser fabricados.

Apesar de não haver uma data concreta para a descontinuação da Vita, a Sony costuma avisar com cerca de dois meses de antecedência, como foi o caso da PlayStation 3, que quando acabou o ciclo de produção, em maio de 2017, foi colocado o mesmo tipo de nota no seu site oficial.

Fecha-se assim um ciclo de quase oito anos da PlayStation Vita, que apesar de mais poderosa que a sua concorrente 3DS, nunca teve a verdadeira atenção da Sony. Ainda assim, a consola teve algum sucesso, sobretudo em Portugal, graças a jogos como o InviZimals e outros títulos destinados a um público mais jovem.