Desde 2015 que a Sony não produz jogos para a sua consola portátil, PS Vita, mas ainda assim suportou a plataforma para estúdios externos desenvolverem software para a mesma. Embora reconhecida como uma plataforma portátil poderosa, com um desempenho bem superior à sua rival 3DS, a falta de jogos produzidos pela própria Sony nunca a catapultou para o estrelato, embora as suas vendas até tenham sido significativas, sobretudo em Portugal.

O suporte contínuo das editoras externas tem permitindo manter a consola até agora, sobretudo no que diz respeito a títulos para os jogadores mais jovens, graças às suas propriedades de realidade aumentada. A Sony preferiu tornar a Vita num acessório da PlayStation 4, mesmo sem o potenciar, tendo mesmo reduzido a sua presença nos eventos de promoção.

Segundo o Kotaku, a Sony vai acabar com a produção de jogos físicos para a Vita, ou seja, a empresa deixará de fabricar os cartões para os títulos da consola. A distribuição de futuros jogos para a portátil passará a ser feita em formato digital, mas é mais um indício na entrada da reta final do seu ciclo de vida. Segundo adiantou, a Sony Europa e América vão terminar a produção dos cartões no final do ano fiscal de 2018, ou seja, fim de março de 2019.

Serviço de videojogos por streaming da Sony vai ter títulos da PS2
Serviço de videojogos por streaming da Sony vai ter títulos da PS2
Ver artigo

Os produtores de videojogos já foram informados sobre esta posição, podendo apenas fazer encomendas de cópias físicas até ao dia 15 de fevereiro de 2019 e os respetivos códigos de produto devem ser requisitados até ao final de junho de 2018.

O problema que se coloca agora aos utilizadores da portátil é terem de lidar com mais cartões de memória, cujo preço elevado foi uma das razões para a consola não ter vingado no ocidente. Quanto aos títulos lançados no serviço PlayStation Plus, também a partir de março do próximo ano os jogos da PS3 (que foi recentemente descontinuada oficialmente) e da Vita deixarão de fazer parte do catálogo.