A terceira versão da PlayStation vai usar a nova tecnologia de disco óptico Blu-ray, anunciou a Sony esta semana no Japão. Este novo formato permitirá que os jogadores desfrutem de vídeo de alta definição, suportado por um formato com capacidade para guardar entre 25 a 50 gigabytes.



O anúncio foi feito num evento realizado em parceria com a organização que tem promovido o desenvolvimento do formato (Blu-ray Disc Founders), onde se incluem a Sony, a Panasonic e outras 11 empresas. Durante este evento foi também anunciada a conclusão para breve (final de Setembro) das especificações para a versão read only dos discos Blu-ray também conhecidos por DB-ROMs, uma das normas em desenvolvimento para a próxima geração de DVDs.



Desde o início, a Sony tem estado bastante empenhada no desenvolvimento do novo formato tendo sido a primeira empresa a disponibilizar no mercado equipamentos com a tecnologia e a empresa pondera agora, para além da introdução da tecnologia na PS3, desenvolver uma nova versão da PS2 que também suporte vídeo de alta definição, através da mesma tecnologia.



Este formato de gravação vídeo para discos ópticos de grande capacidade é bastante recente e a sua introdução na próxima geração da PlayStation é vista como um factor de banalização da tecnologia. A iniciativa é comparada ao que já aconteceu com a PlayStation 2 quando a Sony decidiu introduzir-lhe um leitor de DVD.



A par com o Blu-ray exitem outros formatos em fase de pré-conclusão - como o HD DVD promovido pelo DVD Forum - que pretendem, da mesma forma, ganhar apoios da indústria para se tornarem norma dominante.



A nova PlayStation será apresentada na E3 em Los Angeles ao longo do próximo ano, antes disso - em 31 de Março de 2005 - está prevista uma apresentação no Japão que dará conta de mais novidades da aguardada versão da consola.



Notícias Relacionadas:

2003-11-28 - DVD Fórum aprova standard desenvolvido pela Toshiba e NEC para HD DVD

2002-02-20 - Fabricantes de electrónica lançam novo formato de DVD com laser azul