A Portugal Telecom e a Cisco anunciaram, esta quarta-feira, uma parceria para o desenvolvimento, implementação e lançamento conjunto de serviços de cloud computing para empresas.



A parceria junta o know-how e o centro de dados da PT com a arquitectura e rede computacional da Cisco com vista à oferta de soluções as a service.



Os primeiros serviços agregados surgirão no final do ano, com uma oferta para a área de infrastructure as a service (IaaS). Para um segundo momento está pensada a disponibilização de serviços de comunicações unificadas.



Fica também a indicação de que a oferta vai ser diferenciada consoante a dimensão das empresas. "Temos um projecto muito ambicioso e é evidente que teremos de ter ofertas separadas", referiu Manuel Garcia, da Portugal Telecom, à margem da conferência onde foram apresentados os novos serviços.



O responsável explicou que, no caso dos grandes clientes, serão soluções muito específicas para dar resposta às necessidades de infra-estrutura. No caso das PMEs, "o objectivo será criar as condições para que possam utilizar um tipo de soluções a que dificilmente têm acesso".



A disponibilização de serviços de cloud computing é, segundo Zeinal Bava, uma evolução natural na estratégia do grupo PT. "Acreditamos que temos uma posição única no mercado para oferecer este tipo de soluções porque fizemos um investimento na infra-estrutura, não só no fixo como no móvel, conhecemos o tecido empresarial português como ninguém e contamos com uma rede alargada de parceiros", justifica o presidente executivo da PT.