São várias as ofertas de cloud gaming, sendo a Amazon a mais recente gigante tecnológica a revelar o Luna, o seu serviço de jogos em streaming. E isto pouco tempo depois da Microsoft adicionar o xCloud ao seu serviço principal Game Pass, sem mais custos adicionais para os utilizadores. O Facebook não quer deixar fugir esta oportunidade, mas invés de um serviço de subscrição, a empresa parece ter outros planos que passam por oferecer cloud gaming diretamente da sua aplicação, para cada jogo individual. Muitos deles até já podem ser testados na app ou via browser, segundo as palavras de Jason Rubin, vice-presidente da empresa para a área de jogos no blog do Facebook.

É referido que os jogos disponíveis podem ser jogados instantaneamente, sem qualquer necessidade de download. O anúncio foi feito depois da tecnológica ter testado o sistema com 200 mil pessoas por semana, em algumas regiões. Jason Rubin afirma que os jogos em streaming são acessíveis da mesma forma que o restante catálogo de jogos, a partir da tab de Gaming ou diretamente do Feed de notícias.

Os jogadores não precisam de comprar hardware ou mesmo ligar controladores. Tudo o que precisam é usar os dedos no ecrã, como até aqui. Obviamente que os jogos são igualmente compatíveis com rato e teclado, caso opte por jogar no browser, através de um desktop.

O Facebook esclarece que para já, a versão beta do streaming de jogos está apenas disponível em equipamentos Android e web, mas não em iOS. Os jogos em destaque são o Asphalt 9: Legends, Mobile Legends: Adventure, PGA Tour Golf Shootout, Solitaire: Arthur’s Tale, WWE SuperCard, e nas próximas semanas serão adicionados novos títulos tais como Dirt Bike Unchained, esperando-se mais testes enquanto a biblioteca de oferta cresce.

Uma das novidades associado à nova oferta é a possibilidade de os utilizadores configurarem um nome para o seu avatar e respetiva imagem, que os representem durante o jogo, invés do nome próprio, usado na rede social. Os developers podem inclusivamente adicionar autenticação nos seus jogos, de forma a suportar cross-play entre as versões de download, com aquelas que são jogadas no Facebook.

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A empresa avisa ainda que o seu novo sistema de publicidade jogável, suportada por HTML5 no browser, assim como em Android e iOS, pretende eliminar a linha entre jogos e publicidade. Ou seja, invés dos jogadores verem um vídeo publicitário de uma oferta de jogo, os developers podem lançar mini versões jogáveis acessíveis diretamente da publicidade.

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