A empresa de análise de mercado IHS decidiu medir o impacto que um evento como a Electronic Entertainment Expo pode ter junto dos consumidores, sobretudo ao nível das intenções de compra. A empresa comparou os resultados dos inquéritos feitos antes da E3 e depois da feira, tendo chegado a algumas conclusões significativas.



Ao todo foram inquiridos mil jogadores. Antes da E3 cerca de 32% dos consumidores tinham intenção de comprar uma PlayStation 4, 18% queria uma Xbox One e 13% tencionavam adquirir uma Wii U.



No pós-feira os números mostraram-se ligeiramente diferentes: 28% dos entrevistados queriam uma PlayStation 4, 20% queria uma Xbox One e 20% está inclinado para comprar uma Wii U.



Destes números é possível tirar quatro conclusões: a consola que mais tem vendido foi a que mais saiu a perder do evento, mesmo continuando a ser a mais popular; a Nintendo foi a empresa que mais subiu nas intenções de compra; apesar das diferenças que têm sido apregoadas entre consolas, o mercado está equilibrado ao nível das intenções de compra; e um evento como a E3 tem de facto muito peso na forma como os consumidores avaliam a indústria dos videojogos.



Isto numa altura em que a Gamescom, maior feira de videojogos da Europa, está a poucas semanas de distância - um evento que pode ampliar os efeitos da E3.



Verdade é que as intenções de compra não se traduzem especificamente em consolas vendidas, mas pelo menos funcionam como um indicador da orientação do mercado.



A pesquisa da IHS aparece pouco tempo depois de um antigo designer da Epic Games ter vindo a público dizer que eventos como a E3 estão condenados a deixarem de existir.



Outros dados do estudo conduzido pela consultora mostram que dos jogos multiplataforma o título Batman: Arkham Origins é o mais aguardado pelos gamers, enquanto Destiny é o mais aguardado de 2014.



Dos jogos exclusivos mais aguardados, os títulos escolhidos apenas chegam em 2015, com Uncharted 4 a liderar na PS4, com Halo 5 a liderar na Xbox One e com o novo Zelda a liderar na Wii U.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico