A Qualcomm apresentou novos objetivos financeiros a cinco anos nas áreas de automóvel e IoT, que devem representar receitas combinadas de 22 mil milhões de euros até ao ano fiscal de 2029. A faturação relacionada com a área de chips e eletrónica para os automóveis deverá aumentar 175% para oito mil milhões de dólares até 2029, sendo que cerca de 80% do negócio está já assegurado mediante contratos firmados.
Estes dados foram apresentados no dia do investidor, quando a Qualcomm anunciou as perspectivas de crescimento para os próximos cinco anos, incluindo oportunidades de diversificação, muito além das vendas de processadores para smartphones.
A categoria IOT deverá valer 14 mil milhões de dólares em 2029. Dentro deste segmento, os processadores para PC deverão representar cerca de quatro milhões de dólares nesse ano, para o qual vão contribuir, por exemplo, os Snapdragon X para equipamentos Windows, os Copilot+. A Qualcomm aponta ainda para o crescimento para quatro milhões no segmento industrial e para dois mil milhões no segmento XR.
Em 2021, quando Cristiano Amon se tornou CEO da empresa, prometeu diversificar o negócio da empresa, para além dos processadores para smartphones. A estratégia tem sido, desde então, utilizar a tecnologia desenvolvida para os processadores de smartphones, em novos mercados, incluindo modems, processadores e aceleradores de IA, automóveis, PC e realidade virtual.
No ano fiscal de 2024, o negócio de telemóveis da Qualcomm registou vendas de 24,86 mil milhões de dólares, cerca de 75% de todo o seu negócio de chips.
“À medida que a IA generativa acelera a procura pela nossa tecnologia e nos tornamos mais relevantes em vários setores, a Qualcomm está bem posicionada para dar resposta a mercado potencial de 900 mil milhões dólares até 2030 num ecossistema de novos clientes e parceiros em expansão”, avança o CEO em comunicado. Serão mais de 50 mil milhões de entregas acumuladas de dispositivos periféricos (Edge) conectados de 2024 a 2030.
A conferência do dia do investidor, na qual foram apresentados estes valores, está disponível no site da Qualcomm.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários