A Quark, produtora norte-americana de software, anunciou que irá dar início à comercialização de uma versão do seu popular programa de design gráfico para publicações impressas compatível com o Mac OS X. O lançamento desta versão ocorrerá na próxima semana, mais de dois anos após o lançamento pela Apple do sistema operativo.

O bastante aguardado QuarkXPress 6 é a última grande aplicação de software que ainda não tinha migrado para o Mac OS X. Alguns analistas consideram que devido ao facto de este ser a ferramenta favorita dos profissionais de design gráfico e de edição - que constituem um dos sectores mais admiradores da empresa de Steve Jobs - a ausência prolongada de uma versão para o OS X do QuarkXPress comprometeu as vendas da plataforma e dos computadores topo de gama PowerMac da companhia.

Com um preço de 1.045 dólares para a versão completa e 200 dólares para os utilizadores que possuem a versão 5 e pretendem efectuar a actualização, o programa deverá estar pronto para ser lançado durante o fim-de-semana, funcionando apenas com a versão 10.2 ou superior da plataforma da Apple. Em paralelo, foi também anunciada uma versão para o Windows 2000 e XP do software, mas que apenas deverá ser lançada após a introdução da edição para o Mac OS X. A Apple está já a aceitar pré-encomendas na sua loja online, comercializando a versão Mac por 899 dólares.

A Apple lançou o seu sistema operativo Mac OS X em Março de 2001 e a actualização Mac OS 10.2 Jaguar em Agosto passado. A companhia deverá apresentar uma demonstração da sua mais recente actualização, nome de código Panther, a 23 de Junho, durante uma conferência de programadores de software em São Francisco.

Notícias Relacionadas:
2002-12-16 - Apple adia fim de sistema operativo Mac OS 9
2002-01-02 - Nova actualização de Mac OS X suporta mais periféricos
2001-09-27 - Apple renova Mac OS X e melhora desempenho do sistema
2001-07-19 - Apple
apresenta actualização de Mac OS X

2001-03-24 - Dia X para a Apple

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.