A Nintendo já vendeu 10,5 milhões de figuras Amiibo em todo o mundo e este é o único número oficial que a Nintendo Ibérica revela - sobre o mercado português em concreto não existem dados que possam ser tornados públicos. No entanto Jorge Vieira, responsável de relações públicas da empresa, adianta ao TeK que “praticamente todas as figuras estão esgotadas no nosso país”.

Atualmente são já 33 as figuras Amiibo que chegaram ao mercado e todos os modelos vão receber um reforço de stock nas próximas semanas. A Nintendo vai enviar mais 5.500 unidades para o retalho para tentar dar resposta à elevada procura que se tem sentido.

“A procura das Amiibo superou, regularmente, a respetiva oferta, o que se traduziu numa falta constante de stock nos retalhistas portugueses”, refere a Nintendo Ibérica numa nota de imprensa. “Para consultar a disponibilidade exata das figuras Amiibo, os consumidores deverão contactar os pontos de venda que visitam habitualmente”, lê-se ainda na informação.

As figuras Amiibo são bonecos das principais figuras da Nintendo que fazem uso da tecnologia NFC para comunicar com as consolas Wii U e New 3DS.

Assim que uma personagem entra em contacto com o sistema de jogo ativa uma determina ação em títulos específicos: por exemplo, em Super Smash Bros. o Amiibo pode ser usado como personagem de luta autónoma e independente.

As figuras Amiibo chegaram ao mercado numa altura em que já existiam outras empresas a explorar o conceito de personagens como extensões dos jogos - Skylanders e Disney Infinity por exemplo. No entanto ao fim de algumas semanas já tinham sido vendidas vários milhões de unidades das peças da Nintendo e até as figuras com defeito tornaram-se sucessos de venda em plataformas online.

Rui da Rocha Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.