Até final do ano podem rumar à Argentina até 900 mil portáteis Magalhães. A informação é avançada na edição desta manhã do Diário de Notícias, que cita fonte governamental para dizer que a empresa JP Sá Couto está a participar num concurso actualmente em marcha no país, bem posicionada para o vencer. Os resultados do concurso são conhecidos no próximo dia 15 de Dezembro.



A informação é divulgada a propósito do arranque da visita do Primeiro-ministro português ao país. José Sócrates vai participar na XX Cimeira Ibero-americana - que tem como tema central a educação - e nos encontros bilaterais do evento vai aproveitar para promover a capacidade portuguesa em diversos sectores económicos. As Tecnologias da Informação integram este leque, bem como as áreas das obras públicas, transportes, turismo e telecomunicações



O Magalhães, fabricado pela JP Sá Couto, é o portátil de apoio ao sistema educativo português, no primeiro ciclo do ensino básico. Também já foi exportado para outras geografias, sendo que o passo mais significativo na internacionalização do portátil foi dado com a Venezuela.



Recorde-se ainda que esta não é a primeira vez que José Sócrates aproveita a Cimeira para promover o equipamento baseado no design de referência da Intel. Já em 2008, em El Salvador, Sócrates distribuiu Magalhães pelos chefes de Estado de 22 países, presentes no evento.



Também não é a primeira vez que surge informação relativamente ao interesse da Argentina no Magalhães. Em 2008, o secretário de Estado das comunidades, António Braga, de visita ao país confirmava o interesse no equipamento e revelava que estava agendada já na altura uma nova visita técnica ao país para discutir o assunto.