Ao contrário das consolas, que nos garantem boas experiências de jogo, independentemente da exigência gráfica do título em questão, os computadores nem sempre estão preparados para dar reposta a todos os jogos. Isto acontece, claro, porque os computadores são máquinas modulares e podem apresentar diferentes configurações, dependendo dos componentes que os integram. Esta variedade complica a tarefa de entender que jogos podem rodar num dado computador ou de como vai ser a qualidade da experiência, pelo que estimativas erradas podem dar aso a dinheiro desperdiçado. Em resposta, a Microsoft está a desenvolver uma funcionalidade que será integrada na app da Xbox para Windows, por forma a dar uma resposta simples e clara a este dilema.
De acordo com o The Verge, os jogos que se encontram na plataforma vão passar a exibir uma informação contextual com base em configurações semelhantes às do PC do utilizador, indicando se o respetivo jogo pode, ou não, ser jogado naquele computador e qual é o nível estimado de qualidade da experiência.
Em alguns casos, poderá ler-se uma mensagem inconclusiva, onde a empresa informa ainda não ter informação disponível para aquele jogo ou computador.
Se o sistema provar ser fidedigno, esta solução acabará por resolver um problema que é transversal a todos os gamers de PC. Os requisitos partilhados pelos estúdios e distribuidoras são independentes e não existe qualquer padrão na indústria que facilite a consulta. Em alguns casos, a avaliação requisito vs. exigência torna-se subjetiva o suficiente para frustrar alguns jogadores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários