Terminaram as vendas restritas a um exemplar por utilizador do computador de bolso Rapberry Pi, depois de uma procura elevada que levou a que os primeiros modelos esgotassem. A Raspberry Pi Foundation está a disponibilizar, desde ontem, o Model B para venda em quantidade, que pode ser comprado online quer por consumidores individuais, quer por empresas e instituições de ensino, com preços a rondar os 32 euros.


Num comunicado colocado no site oficial, a Rapberry Pi Foundation refere que a produção atual deste micro-computador low-cost está nas 4.000 unidades diárias, o que permitite não só satisfazer as encomendas anteriores, mas também disponibilizar o modelo no canal de venda - em lojas físicas e online.



Segundo o comunicado, as encomendas efetuadas em julho começarão a ser entregues a partir de setembro, ultrapassando a demora que tem sido um dos problemas reportados pelos utilizadores.

[caption]Nome imagem[/caption]


"Ao mesmo tempo que as ordens de compra do Raspberry Pi vão continuar a ser cumpridas ao longo dos próximos meses, os prazos de produção permitiram-nos ultrapassar as restrições do número de unidades por cliente" refere a instituição no seu site. "Agora já podem ser feitos pedidos para quantidades ilimitadas do computador Raspberry Pi e dos acessórios, sem necessidade de registo ou de receber um convite. Estamos a prever que estas ordens comecem a ser entregues aos clientes a partir do final de setembro".


Além do Raspberry Pi propriamente dito, estão também disponíveis acessórios como teclados, ratos, caixas em branco, preto e transparentes para albergar o computador, cartões de memória SD, hubs USB, fontes de alimentação, cabos HDMI, de rede e A/V, bem como adaptadores de rede Wi-Fi por USB.


A comercialização é feita através das lojas online RS Components e Farnell, que distinguem as compras feitas por empresas e particulares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico