
A Polícia Judiciária, através do seu departamento da Guarda, deteve um homem e uma mulher por suspeitas de centenas de crimes de burlas informáticas e branqueamento de capitais. Os danos, até agora apurados, atingem mas de um milhão de euros, detectados em diversas contas bancárias pertencentes a diferentes angariadores de vítimas dos esquemas.
As autoridades dizem que todas as burlas foram feitas através de métodos de engenharia social, utilizando diferentes formas de esquemas. Na lista incluem-se o “Olá pai, Olá mãe”, SMS para pagamento de encomendas e despesas em instituições públicas, burlas através do “Marketplace” com a suposta prestação de serviço de táxi de longo curso, que obrigava a parte do pagamento do serviço que nunca foi prestado.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Na lista de esquemas, foram encontrados indícios da utilização do “Grindr”, uma aplicação de encontros para a comunidade LGBT, seguindo-se crimes de “sextorsion”, onde os suspeitos marcavam encontros online, trocavam fotos de cariz sexual com as vítimas. Depois seguiam-se ameaças da publicação das fotos nas redes sociais, caso não fosse feito o pagamento da quantia pedida.
A PJ diz que durante a investigação foram já identificadas cerca de 300 vítimas, em todo o país, sendo que foram registadas 120 queixas crime formalizadas e identificadas. Além da detenção do homem e mulher que são os principais suspeitos, foram ainda constituídos arguidos outros elementos do grupo criminoso, que também participavam dos esquemas, nomeadamente fazendo-se passar por “mulas”.
Os suspeitos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários