A Razer é uma empresa e marca conhecida dos jogadores, sobretudo os que apostam no PC como principal plataforma de jogo. O mercado dos periféricos é aquele no qual a tecnológica melhor se movimenta, mas a empresa foi até à Consumer Electronic Show mostrar que tem planos bem mais abrangentes.



O anúncio mais importante de todos foi talvez a plataforma Open Source Virtual Reality (OSVR), que tal como o nome indica é uma plataforma de código aberto para o desenvolvimento de software dedicado para equipamentos de realidade virtual.



O objetivo aqui é tentar unificar o mercado da realidade virtual antes que o mesmo se comece a dispersar – e numa altura em que estão a surgir vários projetos e iniciativas na área.



O OSVR seria uma plataforma de desenvolvimento única, mas que suportaria diferentes motores de jogos, diferentes óculos de realidade virtual e diferentes dispositivos periféricos. Os motores Unreal Engine 4 e Unity 3D estão entre os que vão ser suportados.



Para fortalecer ainda mais este esforço a Razer também anunciou o Hacker Dev Kit, uns óculos de realidade virtual que servem justamente para o desenvolvimento de novas experiências e adaptação de projetos que já possam estar em andamento. O preço de 199 dólares, cerca de 150 euros, é “amigo” dos programadores.

Apesar de os Oculus Rift serem atualmente o equipamento mais utilizado junto dos developers, como ainda não foi lançado no mercado é possível que a Razer tenha de facto uma hipótese na tentativa de unificação do mercado.



O código fonte dos OSVR vai ser disponibilizado mundialmente em março e o kit de desenvolvimento vai poder ser adquirido em junho, explica o The Verge.

Nota de redação: Corrigido o nome da Razer em todo o texto, por indicação de um leitor; e como o link do artigo é alterado os comentários da notícia anterior desaparecem automaticamente;


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico