Apesar do abandono do formato HD DVD, que vai deixar de ser fabricado a partir de Março, Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal garantiu ao TeK que o negócio da empresa em Portugal não vai ser afectado. "Não temos intenção de retirar produtos do mercado nem de fazer nenhuma mudança na política de comercialização", embora a empresa tencione acompanhar a evolução da tendência de sell out, explica o responsável.

A Toshiba Information Systems Portugal só comercializa em Portugal a área de TI e não abrange os leitores de sala, comercializados pela Ibertrade. Por isso mesmo Jorge Borges defende que esta decisão ontem comunicada a nível internacional tem menor impacto, até porque "os utilizadores não ficam com uma tecnologia obsoleta".

"Quem já comprou um portátil com HD DVD tem sempre a vantagem de este ser retocompativel com o CD e DVD, podendo continuar a ler estes formatos", sublinha, acrescentando que "na área do IT as vantagens de gravação no formato HD DVD mantêm-se". Em Portugal as vendas de portáteis com HD DVD deverão ter superado os 5 mil, estima Jorge Borges.

Apesar de tudo, o facto de não se continuarem a vender filmes em HD DVD vai afectar quem comprou um Qosmio, juntando o multimédia à computação.

Na análise de Jorge Borges o HD DVD foi uma bandeira de inovação tecnológica da Toshiba e apesar deste recuo o director de marketing da Toshiba Portugal mantém a ideia de que este era o melhor formato para a alta definição de vídeo. Os planos para o futuro alinhados pela casa-mãe não definem ainda se a Toshiba se irá agora juntar ao consórcio Blu-ray, forçando um casamento que antes não deu resultado.

Jorge Borges adianta porém ao TeK que acredita que a Toshiba irá continuar a procurar inovar na área de imagem e que um dos caminhos possíveis de desenvolvimento passa pelo novo processador gráfico desenvolvido em parceria com a Sony e do qual a empresa assumiu hoje toda a produção.

Quanto ao impacto no mercado nacional de leitores de mesa com HD DVD, o TeK contactou também a Ibertrade para saber se estes vão ser retirados das lojas e ter noção dos números de vendas mas não foi possível obter uma resposta até à hora de publicação desta peça.

Fátima Caçador

Notícias Relacionadas:

2008-02-19 - Toshiba confirma abandono do HD DVD
2007-07-25 - Toshiba detalha primeiros Satellite com HD-DVD a chegar ao mercado nacional