Se perdeu o lançamento de Red Dead Redemption em 2010 para a PS3 e Xbox 360, com uma versão mais tarde para PC, a Rockstar Games vai recuperar o jogo para a Switch e PS4. Uma decisão estranha do estúdio que não inclui o PC na equação, depois de anos de especulação. Ao contrário da sua sequela que chegou também aos computadores.

As novas versões PS4 e Switch são estreitamente idênticas aos originais, numa adaptação direta. Isso quer dizer que ao contrário das típicas adaptações “remastered”, os jogos não vão receber uma atualização de resolução gráfica e outras que tornem os jogos mais modernos. Daí a escolha de ter deixado de fora o PC e as consolas de nova geração, que obrigariam a um upscaling de imagem nativa de 4K, pelo menos.

Veja na galeria imagens da versão Switch

O jogo será lançado já no dia 17 de agosto em formato exclusivo digital, mas a 13 de outubro será possível comprar a versão física de Red Dead Redemption. Além do jogo original, conta ainda com o pacote de expansão DLC Undead Nightmare, uma campanha focada num apocalipse zombie no tempo dos cowboys. Os jogos terão um preço de 50 dólares (60 euros no mercado nacional), mas exclui qualquer suporte multijogador.

A Rockstar Games não tem boas memórias do lançamento da Grand Theft Auto: The Trilogy no fim de 2021, considerado pelos fãs e imprensa como uma oportunidade perdida de recuperar os clássicos, com os jogos a perderem-se no meio dos seus inúmeros bugs. Para já o estúdio está focado na produção de GTA VI, que ainda não teve direito a uma apresentação formal das suas funcionalidades e novidades.

Veja o vídeo

No seu lançamento em 2010, Red Dead Redemption foi considerado um dos melhores jogos inspirados no velho Oeste, com a capacidade da Rockstar Games transferir muitas das mecânicas de mundo aberto de GTA para este período histórico. Não faltam clichês de personagens, ações e atividades, oferecendo dezenas de horas de atividades e missões aos jogadores, incluindo cavalgar, caçar, capturar bandidos ou assaltar comboios e bancos.