A Red Hat e a IBM anunciaram um acordo global que tem como objectivo a promoção do desenvolvimento e adopção de soluções baseadas em Linux nos mercados emergentes. Serão alvo de uma acção conjunta das companhias mercados como a China, a Índia, a Rússia ou a Coreia, explica um comunicado, onde se acrescenta que este apoio ao desenvolvimento de soluções Linux se traduz na cedência de recursos técnicos, serviços de implementação e partilha de know how com a comunidade de programadores.




O acordo assinado entre as duas empresas prevê ainda o apoio ao nível da certificação de novas aplicações desenvolvidas sobre software IBM e hardware Red Hat Enterprise Linux oferecendo preços mais competitivos e timings de resposta mais rápidos.




No âmbito do mesmo acordo, a IBM está a disponibilizar 29 novos tutoriais que pretendem ajudar a comunidade de programadores visados por este acordo a obter de modo mais fácil a certificação em sistemas Linux. Os documentos estão acessíveis através da comunidade developerWorks que reúne 100 mil programadores, já responsáveis pelo desenvolvimento de 6.500 aplicações Linux, entretanto certificadas.




A IBM contribui ainda com apoio técnico e consultivo, fornecido através de 15 dos seus centros de inovação há migração, teste e implementação de aplicações para Red Hat Enterprise Linux sobre plataformas IBM.




Por seu lado, a Red Hat vai disponibilizar aos ISVs cópias Red Hat Enterprise Linux acompanhadas de documentação técnica, que permitem o acesso à Rede Hat Network e vai facilitar a subscrição no seu programa de parceiros para acelerar a certificação.




No comunicado as empresas justificam a parceria explicando que está em curso uma rápida transformação nos mercados emergentes com o crescente número de clientes que requerem soluções tecnológicas assentes em standards abertos.




De acordo com números da IDC citados no documento, o mercado de servidores Linux ultrapassou receitas de mil milhões de dólares durante quatro trimestre consecutivos, enquanto as vendas globais de Linux cresceram 45 por cento entre Abril e Junho deste ano.



Notícias Relacionadas:

2002-09-16 - IBM e Red Hat alargam acordo para plataforma Linux

2000-08-16 - IBM e Red Hat em parceria para Linux

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.