A Red Hat acaba de apresentar o Enterprise Linux 5, a nova versão do sistema operativo open source para servidor que garante mais flexibilidade e facilidade de gestão. O novo sistema inclui ainda funcionalidades de virtualização.

O sistema operativo estava a ser desenvolvido há dois anos e tem duas versões, o RHEL (Red Hat Enterprise Linux) 5 básico e o RHEL 5 Advanced Platform. Ambas integram o software de virtualização Xen , que permite que um único computador corra múltiplos sistemas operativos em diferentes partições, designadas como máquinas virtuais.

A diferença da versão Advanced Platform passa não só pelo preço (que é de 1.499 dólares por ano para cada servidor enquanto a versão básica custa 349 dólares por ano) mas pela possibilidade de suportar um número ilimitado de máquinas virtuais, enquanto a versão básica está limitada a 4.

A empresa lançou ainda vários serviços que permitem a migração dos data centers para Linux, o que permite a interoperabilidade entre diferentes programas.

Para o final do ano fica prometido o lançamento do serviço Red Hat Exchange, através do qual a Red Hat vai comercializar software open source, garantindo um portfólio mais consistente e maior capacidade de concorrer com sistemas proprietários.

Notícias Relacionadas:

2007-02-19 - Microsoft e Red Hat preparam parceria para interoperabilidade de software

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.