A Red Hat acaba de apresentar o Enterprise Linux 5, a nova versão do sistema operativo open source para servidor que garante mais flexibilidade e facilidade de gestão. O novo sistema inclui ainda funcionalidades de virtualização.
O sistema operativo estava a ser desenvolvido há dois anos e tem duas versões, o RHEL (Red Hat Enterprise Linux) 5 básico e o RHEL 5 Advanced Platform. Ambas integram o software de virtualização Xen , que permite que um único computador corra múltiplos sistemas operativos em diferentes partições, designadas como máquinas virtuais.
A diferença da versão Advanced Platform passa não só pelo preço (que é de 1.499 dólares por ano para cada servidor enquanto a versão básica custa 349 dólares por ano) mas pela possibilidade de suportar um número ilimitado de máquinas virtuais, enquanto a versão básica está limitada a 4.
A empresa lançou ainda vários serviços que permitem a migração dos data centers para Linux, o que permite a interoperabilidade entre diferentes programas.
Para o final do ano fica prometido o lançamento do serviço Red Hat Exchange, através do qual a Red Hat vai comercializar software open source, garantindo um portfólio mais consistente e maior capacidade de concorrer com sistemas proprietários.
Notícias Relacionadas:
2007-02-19 - Microsoft e Red Hat preparam parceria para interoperabilidade de software
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários