Um estudo do Globalisation Institute recomenda à Comissão Europeia que promova a venda PCs sem sistema operativo pré-definido. De acordo com a organização, esta é a melhor via para introduzir concorrência no mercado e garantir que os consumidores tomam conhecimento das diversas opções no mercado em termos de software.
Depois de analisar vários cenários considerados mais eficazes "decidimos que a melhor abordagem para aumentar a competitividade é insistir que o sistema operativo seja comprado separadamente dos laptops e desktop PCs", refere o documento.
Conhecido por defender políticas não intervencionistas no funcionamento do mercado, as conclusões do Instituto para a Globalização surpreendem por solicitar à CE uma acção clara junto do mercado de retalho.
O relatório, que surge uma semana depois se conhecer a recusa do tribunal europeu em aceitar o recurso da Microsoft à decisão anti-trust, considera que o consumidor não seria penalizado com esta decisão, já que depois de comprar o PC receberia um CD com o sistema operativo escolhido para instalação no equipamento.
"O monopólio do Windows impõe um custo extra virtualmente a todos os negócios da União Europeia, já que os preços desceriam se existisse um ambiente de maior concorrência", refere ainda o documento.
Notícias Relacionadas:
2007-09-17 - Tribunal confirma multa da CE à Microsoft por abuso de posição dominante
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários