As próximas televisões inteligentes da Samsung vão poder aceder aos seus smartphones e computadores sem recurso a qualquer cabo. Adicionalmente, vai até ser possível reproduzir as apps que tem instaladas nos seus equipamentos e controlá-las diretamente na TV.

As televisões vão integrar uma nova funcionalidade, chamada Remote Access, que lhes permite aceder a outros equipamentos através de uma conexão wireless. Note que o sistema não vai funcionar apenas com computadores portáteis, mas também com desktops.

Para facilitar todo este processo, vai ser possível ligar um rato e um teclado à smart TV. Na prática, poderá utilizar a sua televisão da sala para utilizar, remotamente, o PC que tem ligado no quarto, ou para jogar jogos do seu smartphone num ecrã de maiores dimensões.

tek remote access

Hyogun Lee, vice-presidente executivo do departamento de displays, afirmou que a "Samsung está comprometida em criar uma experiência intuitiva e conveniente para os consumidores. Com o Remote Access, os utilizadores vão poder aceder facilmente a vários programas, apps e serviços cloud que se encontram instalados em múltiplos equipamentos que podem agora ser conectados à TV".

Apesar de não ser clara relativamente a este ponto, a Samsung referiu várias vezes que as apps que seriam operacionalizáveis através da TV seriam as apps "compatíveis" com o sistema, o que indica que nem todos os programas vão funcionar com o Remote Access.

Importa referir, contudo, que este sistema vai ser lançado internacionalmente. As primeiras televisões a contar com Remote Access só serão disponibilizadas em 2019.