
A tecnologia de realidade aumentada foi adotada pela REN (Redes Energéticas Nacionais) para reforçar a segurança dos seus trabalhadores a riscos elétricos que possam existir nas instalações de muita alta tensão. O projeto “Proteção Digital de Subestações” tira partido da realidade aumentada em conjunto com um sistema de localização em tempo real, para diminuir o risco de acidentes das equipas em operação nas subestações entrem em áreas não seguras.
Nos trabalhos nas instalações elétricas, as imagens em realidade aumentada ajudam a delinear os limites verticais e horizontais dessa zona, através dos equipamentos que estejam a utilizar, sejam smartphones, tablets ou computadores. Os trabalhadores são também monitorizados através de um sistema de localização em tempo real, com “elevado grau de exatidão e rapidez”, refere a empresa no comunicado.
Veja na galeria imagens do projeto
Na prática, cada vez que o funcionário transponha a zona segura, este recebe um alerta por vibração enviado pelo sistema, assim como um alarme para a central.
Para já, este projeto-piloto esteve em teste na subestação de Palmela e será agora replicado para outras instalações da REN. Esta iniciativa insere-se na estratégia da empresa em inovação, com soluções tecnológicas para melhorar o seu desempenho operacional, na área de segurança e qualidade no abastecimento de energia, assim como na estratégia de sustentabilidade.
Veja o vídeo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários