O anúncio do Steam Deck foi feito no verão de 2021, com a abertura das pré-reservas e promessa de entregas a tempo do Natal. Mas devido à crise dos semicondutores, a Valve acabou por atrasar dois meses a entrega da sua nova consola híbrida, semelhante à Switch da Nintendo. A fabricante acaba de anunciar que as entregas estão agora marcadas para o dia 28 de fevereiro.

Se fez a pré-reserva e está na lista de reservas da consola, a Valve disse que vai receber um email no dia 25 de fevereiro para completar a compra. Terá assim 72 horas (3 dias) a contar da receção do email para pagar o Steam Deck. Se não o fizer vai perder a vez, a reserva será cancelada e o cliente seguinte à espera vai ser contactado. As primeiras unidades vão ser enviadas a partir do dia 28 de fevereiro.

Valve mostra o interior do Steam Deck e como trocar o SSD e os analógicos. Mas não deve fazê-lo
Valve mostra o interior do Steam Deck e como trocar o SSD e os analógicos. Mas não deve fazê-lo
Ver artigo

Mas se não for logo contactado no dia 25, a Valve espera enviar novos contactos de encomendas numa base de remessas semanais. A empresa diz que os contactos vão obedecer à ordem em que as reservas foram feitas. No entanto, cada cliente apenas poderá comprar o modelo do Steam Deck que reservou inicialmente. Assim, ao valor do sinal será aplicado o preço final da consola, que também já inclui os portes.

Veja na galeria imagens do Steam Deck:

De lembrar que a versão standard custa 419 euros e tem 64 GB de armazenamento eMMC, com a oferta de um estojo de proteção, que é comum em todos os modelos. A versão média tem 256 GB, mas um sistema de armazenamento interno mais rápido, um NVMe SSD, e custa 549 euros, oferecendo ainda um bundle exclusivo da Steam. Por fim, a versão mais cara custa 679 euros e tem o mesmo SSD da anterior versão, mas com 512 GB. Este modelo tem ainda um teclado virtual temático exclusivo, um ecrã antirreflexo e uma bolsa especial.

Esteticamente a consola é muito semelhante à Switch, embora a disposição dos analógicos, d-pad e botões de ação sejam um pouco diferentes. Isto para oferecer espaço a dois pequenos painéis táteis, em cada extremidade que funcionam como um rato, por exemplo, para jogar videojogos do PC que não foram desenhados para consolas.

Por exemplo, jogos de estratégia ou aventuras point and click que utilizam um cursor do rato. Os gatilhos, dois de cada lado, pretendem ser ergonómicos, e ainda foi adicionado mais quatro botões na traseira para funcionalidades avançadas (como o comando Elite da Xbox), para jogos que necessitem de ainda mais ações.