Depois de sucessivos adiamentos, a RIM agendou (finalmente) a disponibilização da atualização que vai habilitar os utilizadores do PlayBook a acederem ao serviço de correio eletrónico da fabricante a partir do tablet, sem necessidade de ligá-lo a um BlackBerry.

Esta característica vinha sendo apontada como uma das principais limitações e entraves ao sucesso do dispositivo, ao impedir novos clientes, que não possuíssem um smartphone da marca, de tirarem partido do email nativo da marca.

Entre as novidades está também a possibilidade dos telefones serem usados como controlo remoto para filmes a serem transmitidos do PlayBook para a TV, ou como teclados para o tablet, explicou a empresa.

Fevereiro é o mês apontado para o lançamento da versão 2.0 do sistema operativo destinado ao PlayBook, revelou a companhia durante a CES, onde anunciou também uma nova versão para o BlackBerry OS.

O software que equipa os smartphones da RIM chegará assim à versão 7.1, numa altura em que a empresa enfrenta algumas dificuldades, tendo vindo progressivamente a perder quota de mercado e valor. Têm, inclusivamente, surgido sucessivos rumores sobre a possibilidade de compra do negócio por outras empresas.

A atualização para a versão lançada em agosto (7.0) traz novidades como o BlackBerry Tag, que vai permitir aos utilizadores partilharem conteúdos entre dispositivos BlackBerry via NFC - e a possibilidade de utilizar os smartphones como pontos de acesso Wi-Fi para outros dispositivos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes