A Research in Motion (RIM) desvendou a data prevista para o lançamento do seu primeiro tablet nos EUA, que será comercializado por "menos de 500 dólares", relata hoje a imprensa internacional. No mesmo dia, a Samsung mostra aquilo que poderá dar origem a um Galaxy Tab de 10 polegadas.

O dispositivo proposto pela fabricante do Blackberry, que tinha sido apresentado em Setembro, conta com um ecrã de 7 polegadas e começa a chegar às lojas norte-americanas "durante o primeiro trimestre de 2011", segundo as informações adiantadas.

O preço estimado para o BlackBerry PlayBook representa concorrência directa ao iPad da Apple, cuja versão mais barata (32GB de memória e apenas com ligação Wi-Fi) é comercializado nos EUA por 499 dólares, mas que pode ir até aos 829 dólares, realça a Bloomberg, que avançou a informação.

Durante o dia de hoje foi também revelado um novo protótipo da Samsung, que "estica" para as 10 polegadas o ecrã do primeiro tablet apresentado pela marca, o Galaxy Tab - que é um dos poucos já à venda em Portugal.

O novo equipamento foi mostrado numa feira dedicada aos ecrãs planos, que decorre esta semana no Japão, a FPD International. Durante a demonstração, o protótipo que assemelha ao Galaxy Tab em pormenores como a configuração dos botões, foi usado, por exemplo para efectuar videochamadas.

Com uma resolução de 1024 x 600, o dispositivo, apesar de recorrer às tecnologias tradicionalmente usadas nos TFTs da fabricante, apresenta novidades no que respeita à utilização de resina ao invés dos habituais materiais à base de vidro. Embora a diferença resulte apenas numa pequena redução ao nível da espessura, vai permitir uma grande diminuição do peso do equipamento - dos 130 para os 28 gramas, fora o peso da iluminação, segundo a CNN.