A Dell anunciou que irá dar início a um programa para a recolha de mais 4,1 milhões de baterias de lítio - fabricadas pela Sony. Os dispositivos incluem-se em alguns modelos das gamas Latitude, Inspiron, XPS e Precision, vendidos entre 1 de Abril de 2004 e 18 de Julho deste ano.
A fabricante revela que os computadores podem explodir com o aquecimento excessivo das baterias, motivo pelo qual os produtos serão retirados do mercado.
A retirada é anunciada depois da agência federal norte-americana de protecção aos consumidores receber seis notificações de incêndio por sobreaquecimento das baterias. Casos semelhantes aconteceram em Singapura e no Japão com aparelhos da marca.
Rick Clancy, porta-voz da Sony, afirmou que o aquecimento é consequência de um curto-circuito, que poderá acontecer excepcionalmente, sendo por isso necessário retirar o material do mercado para prevenir danos maiores.
A Sony revela que são apenas as baterias fornecidas à Dell que apresentam defeito, não pelo seu fabrico, mas pela combinação e possível incompatibilidade dos materiais fabricados, já que, os mesmos dispositivos de alimentação são fornecidos para outros fabricantes de computadores e nunca foram notificados casos anómalos.
A Dell criou uma página online onde constam informações relativas aos modelos de baterias afectados, disponibilizando uma caixa de pesquisa para que os utilizadores introduzam o número de série dos dispositivos de modo a averiguar se o seu produto corre, ou não, perigo. Caso a resposta seja afirmativa é enviado um formulário para pedir a substituição da bateria.
A Comissão de Segurança para Produtos de Consumo norte-americana afirmou que esta é a maior retirada do mercado de produtos relacionados com electrónica - e da história da empresa - já que, as baterias defeituosas, estão instaladas em 18 por cento dos 22 milhões de portáteis que a Dell vendeu desde Abril do ano passado. Estima-se que cerca de 2,7 milhões de unidades tenham sido comercializados nos Estados Unidos.
Apesar de não revelar os gastos associados, a Sony admitiu a sua responsabilidade assumindo metade dos custos que envolvem a retirada dos produtos do mercado. De acordo com o Vnunet as perdas para a fabricante japonesa podem chegar aos 225 milhões de dólares.
Por outro lado, a Dell assegurou que, apesar do incidente, continuará a ser parceiro comercial da fabricante japonesa para o fabrico de dispositivos.
A Dell aconselha os utilizadores da marca a retirarem as baterias dos seus computadores portáteis, utilizando apenas a fonte e alimentação eléctrica, até averiguarem a segurança dos seus dispositivos.
Notícias Relacionadas:
2006-08-10 - Mercado português de computadores volta a crescer sustentado por portáteis
2006-07-27 - Vendas de PCs aumentam 11% no segundo trimestre de 2006
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários