As provas na edição deste ano do RoboParty dividiam-se por três áreas: obstáculos, perseguição e dança. Nos obstáculos a escola Profissional de Almada foi a que conquistou a melhor posição, ganhando a competição através da equipa Olha_Robot. Outra equipa da mesma escola, a RobotEPA, garantiu o segundo lugar e a Escola Profissional Cenatex a terceira posição.



Na prova de perseguição a grande vencedora foi a equipa ROBOTARCI_0613 da Associação de Formação para a Industria. A Escola Secundária de Monserrate e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, com as equipas ESM10 e XICO 14.



A prova de dança reuniu quatro vencedores nos três primeiros lugares, com um empate na terceira posição, entre as equipas Frozen e As Poderosas. A primeira é uma equipa da Escola Secundária Carlos Amarante, a segunda uma equipa particular, de Guimarães.



No primeiro e segundo lugar desta competição ficaram a Simaozinho do Agrupamento de Escolas Santos Simões e a Teenagers da Escola Profissional do Alto Lima.



Organizada pela Universidade do Minho, a RoboParty é uma dá aos participantes a oportunidade de, durante três dias, participarem numa festa que teve como mote principal a construção de um kit 100%, compatível com Arduino, Bot'n Roll ONE A. As componentes usadas na construção do Robot foram desenvolvidas pela SAR - Soluções de Automação e Robótica, empresa parceira do evento e que nasceu de um spin-off da Universidade do Minho.



Paralelamente à construção do robot, os participantes no evento puderam assistir a palestras, da responsabilidade de um conjunto de oradores convidados, e participar em ações de formação sobre Arduino IDE e Linguagem C. Participar ainda em atividades desportivas.



As palestras tiveram temas como RoboCupJunior - Promoting Your Innovative Ideas Through Robotics Competitions ou O que podes aprender com a robótica?. As atividades físicas disponíveis no evento foram arco e flecha, um torneio de xadrez e aulas de jump.



Na galeria pode ver as primeiras imagens recolhidas no evento (créditos: makingof).




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.