O Astrobee, novo sistema robótico da NASA criado para ajudar os astronautas a reduzir o tempo despendido em tarefas de rotina, realizou os seus primeiros testes de hardware na Estação Espacial Internacional (ISS). No teste verificou-se se os subsistemas do robot (aviónicos, de propulsão, câmaras, alimentação e transferência de dados) funcionavam ou não corretamente.

O sistema Astrobee é constituído por três robots em forma de cubo (Honey, Queen e Bumble), software e estação de ancoragem, para o recarregamento. Os robots podem mover-se livremente, utilizando ventiladores elétricos como sistema de propulsão, regressando por eles próprios à estação para recarregar as baterias quando for necessário.

Anne McClain, astronauta da Agência Espacial Americana, fez a primeira série de testes de um robot Astrobee – o Bumble – durante uma verificação de hardware. A estação foi instalada no módulo Kibo, na ISS, a 15 de fevereiro. O Bumble e o Honey foram lançados a 17 de abril.

O teste tinha como objetivo avaliar até que ponto os robots poderiam tomar conta de naves espaciais quando os astronautas estiverem fora. De acordo com a NASA, “os robots terão um papel significativo na missão do regresso à lua, entre outras missões que serão levadas a cabo no espaço profundo”.