Em todas as edições realizadas em Portugal, o Rock in Rio apresenta sempre novidades para quem passa todo o dia na cidade do rock, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Antes dos concertos principais, a organização oferece diferentes experiências e divertimentos para toda a família. Este ano, o gaming vai estar também em destaque através do Game Square, que “pretende recriar o mundo dos videojogos e inspirar qualquer entusiasta ou curioso por novas experiências”, disse a organização na sua agenda.
O Game Square terá uma agenda completa para os quatro dias, com conteúdos promovidos pela Worten, Valorant, Magicshot, Red Bull, HP Omen e a SIC ADVNCE. A Worten Game Stage será um dos pontos principais, com cerca de 11 horas de programação diárias nos dias do festival. Aqui vão realizar-se eventos de música, competições amigáveis, assim como interações entre os principais influencers do gaming e os seus fãs presentes no festival.
O streamer GarciaP e a comentadora de eSports Marta Casaca serão os anfitriões do palco da Worten durante as batalhas de Just Dance e Cosplay. No primeiro fim-de-semana, dias 18 e 19 de junho, junta-se Estuca como apresentador convidado, e no segundo, 25 e 26 de junho, Possessivo junta-se à dupla principal. Nos momentos de Just Dance, vai ainda haver intervenções dos bailarinos da Jazzy Dance Studios.
O Game Zone apresenta jogos para todos as idades e o espaço Omen by HP Experience terá uma área de 240 metros quadrados equipados com 20 computadores para testar algumas das novidades que estão no mercado.
Um dos destaques é o Valorant Secret Arena, um labirinto com 40 metros quadrados, em que os participantes recebem um telemóvel com um briefing para o desafio. Há prémios a distribuir pelas pessoas mais rápidas, incluindo uma estátua do jogo, avaliada em 200 euros, ao vencedor de cada dia e ainda mil bandanas dedicadas a Valorant.
O espaço contará ainda com duas cosplayers conhecidas, vestidas a rigor de personagens do Valorant. De realçar que a ativação do Valorant é a única do Rock in Rio inteiramente dedicada e independente dos espaços de gaming. A Riot Games vai desta forma promover o seu novo mapa Pearl, que foi inspirado em Portugal.
A área de gaming será ainda animada pelo DJ residente, Kitzu, que vai levar um set inspirado na cultura pop e gaming. A DJ Von Di também irá animar o palco com clássicos das sagas favoritas do público.
O Worten Game Stage vai ainda ser palco de algumas competições amigáveis entre alguns nomes nacionais, incluindo a Fourteen, uma das principais equipas nacionais, que durante os quatro dias vai desafiar o público a “dar uns tirinhos”. Nomes como Torres, Fox e Imauppa são alguns dos nomes do panorama nacional confirmados. Os youtubers e streamers mais conhecidos do YouTube e Twitch também vão estar presentes nos quatro dias, incluindo o RicFazeres, TJI, Shikai, Sara Rechena, Mr Remedy, Daizer, Bombnuker e vários outros.
António Fuzeta da Ponte, marca e comunicação da Worten, explicou ao SAPO TEK na antevisão ao Rock in Rio que este ano a Worten vai ter uma loja física ligada ao gaming, com acessórios, jogos e outros produtos associados, com preços e condições específicas para o evento. A Worten tem ainda um convidado especial garantido, o Morais, um dos streamers da Twitch mais conhecidos em Portugal.
Veja na galeria imagens da apresentação do Game Square:
O Super Bock Digital Stage vai receber grandes influenciadores, muito focado no entretenimento digital, o comportamento em ambiente metaverso. Vai haver conversa sobre o digital e o seu impacto na vida real, chamando a atenção para o impacto de quem ainda não tem acesso à internet. O Rock in Rio pretende chamar alertar e incentivar para a importância da linguagem do mundo digital e sobretudo a aproximação das gerações e quebrar com preconceitos que a internet isola as crianças do mundo.
André Henriques, produtor da área de gaming do Rock in Rio destacou ao SAPO TEK que a Nintendo vai mostrar os seus jogos mais recentes como Switch Sports e Mario Strikers. A Xbox vai fazer uma ativação em torno do Game Pass. "No entanto este ano não teremos tanto foco nas competições, porque o evento foi desenhado para as pessoas estarem sempre em movimento e não presos nos eSports", referiu o produtor. As slots são mais pequenas, dando oportunidade a todos de experimentarem os conteúdos, explicou o responsável.
Roberta Medina destacou que o palco de gaming será “super interativo que vai receber os ícones dos eSports, os influenciadores, mas vão estar ao vivo e colocar ao público a oportunidade de interagirem com eles, ao vivo e a cores". O Rock in Rio assume-se como a missão de aproximar gerações, sobretudo os adultos que ainda consideram que o gaming é elemento isolador, disse a líder da organização do Rock in Rio.
Entre os concertos, o Game Square poderá ser um espaço de encontro comum dos gamers, onde certamente não vão faltar atividades para todos no Rock in Rio. O festival irá realizar-se nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários