A versão quase final do Windows 7, a RTM (Release to Manufacture) vai ser disponibilizada de forma faseada para os parceiros, OEMs e programados. 6 de Agosto é a data marcada para os primeiros downloads.

Alguns rumores apontavam para a disponibilização online da RTM na semana passada, através de redes P2P, mas a Microsoft confirma agora através do blog da equipa de desenvolvimento que esta versão não estará disponível antes de 6 de Agosto.

Os parceiros e OEMs, na área de hardware e software, vão poder fazer o download da RTM do Windows 7 a 6 de Agosto, tal como os profissionais da rede Technet e programadores com assinaturas MSDN.

Os parceiros Gold e certificados no Microsoft Partner Program têm luz verde a 16 de Agosto através do portal de parceiros para a release em inglês, ficando as restantes línguas, incluindo o português, disponíveis a 1 de Outubro, 22 dias antes da data de lançamento comercial do Windows 7.

Os assinantes do Microsoft Action Pack também podem ter uma visão antecipada da RTM a 23 de Agosto, enquanto os clientes empresariais com licenciamento de volume e Software Assurance (SA) podem descarregar o Windows 7 RTM iem inglês a partir de 7 de Agosto e as restantes linguas algumas semanas depois.

Upgrades e versão familiar

À medida que se aproxima a data de comercialização do windows 7, marcada para 22 de Outubro na versão inglesa, vão sendo conhecidos mais detalhes sobre as actualizações dos sistemas operativos mais antigos e versões específicas do novo Windows.

A Microsoft já publicou um documento onde refere as várias possibilidades de actualização directa do sistema operativo e aqueles em que tem de ser feita uma instalação de raiz.

Foi entretanto também confirmado que vai ser disponibilizada uma versão "familiar" do Windows 7 Home Premium em alguns mercados - sem confirmação de que Portugal esteja entre a lista de países a receber este pacote. A versão familiar pode ser instalada em até 3 PCs, o que a torna ideal para casas onde existem vários equipamentos.

Muitos utilizadores estão a usar as versões beta do Windows 7 para estenderem por mais algum tempo a necessidade de comprarem o sistema operativo, já que a RC só expira a 1 de Junho de 2010.