
Na mais recente atualização das estatísticas de utilização dos sistemas operativos da Microsoft da Statcounter, o Windows 11 é desde este mês de julho o mais utilizado nos computadores. No mês passado ainda era o Windows 10 que dominava, com 48,89% face aos 47,83% do Windows 11, mas as posições inverteram-se agora: O mais recente sistema operativo da Microsoft conta com 50,88% de utilização, fazendo o Windows 10 cair para 46,2%.
Foram necessários quatro anos para inverter a decisão dos utilizadores manterem-se no anterior sistema operativo, mesmo que a atualização fosse gratuita. A Microsoft tem feito esforços para trazer os utilizadores para o Windows 11, considerando que mantém o dia 14 de outubro como o último para o suporte do Windows 10 nos moldes atuais, mesmo adiando para 2028 o suporte ao Office neste sistema.
Para ter uma ideia, em dezembro de 2024, a Statcounter apontou 62,73% das instalações em desktops eram de Windows 10, contra apenas 34,1% do Windows 11. Em cerca de seis meses, a Microsoft conseguiu inverter de quase o dobro dos utilizadores do antigo sistema para o novo, embora a diferença ainda não seja muita. Acredita-se que o número continue a crescer à medida que se aproxima da data de outubro.
Desde que foi lançado em 2021, o Windows 11 tem vindo a encontrar grandes resistências de adoção. Um ano depois, em 2022, o sistema operativo não tinha mais de 10% do mercado, atingindo os 28% em 2023 e fechou 2024 com 36%.
Os computadores de gaming e os dedicados ao Copilot têm ajudado a converter utilizadores. Isto porque muitos computadores com Windows 10 são incompatíveis em termos de hardware com o novo sistema operativo. A gigante tecnológica já tinha sido avisada do resultado em lixo eletrónico que o fim do suporte técnico pode causar, se as pessoas que não podem atualizar para o Windows 11 comprarem novos computadores. Segundo dados da Canalys, o fim do suporte do Windows 10 pode resultar em 240 milhões de computadores para o lixo, representando 480 milhões de quilos de lixo eletrónico.
Ao analisar os gráficos da Statcounter, o Windows 11 já domina o mercado dos computadores em Portugal desde março, embora com margens bastante tangenciais. Em julho registou 50,39%, enquanto o Windows 10 marcou 48,99%.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Descubra mais sobre a música que está a ouvir no Spotify com a MusicAI Bubble -
Site do dia
Torne-se o terror dos sete mares no jogo oficial dos Piratas das Caraíbas -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários