Se tem o sonho de ir ao espaço e por lá ficar durante uma temporada, saiba que a Rússia está a fazer por o concretizar. De acordo com o portal Popular Mechanics, a agência espacial daquele país tem planos para avançar com a instalação de um hotel de luxo na Estação Espacial Internacional (ISS), onde qualquer pessoa poderá dormir. O maior senão é o preço médio da estadia, que poderá chegar aos 40 milhões de dólares por semana.

NASA lança campanha para promover turismo espacial. Marte e Júpiter entre os destinos
NASA lança campanha para promover turismo espacial. Marte e Júpiter entre os destinos
Ver artigo

A construção do módulo turístico deverá ficar a cargo da RKK Energia, uma empresa russa de construção especializada no sector aeroespacial, que já está a criar uma outra ramificação para ISS, onde deverá ficar acomodado um laboratório. Note que a construção deste hotel pode demorar cerca de cinco anos a terminar e terá um custo inicial estimado entre os 279 e os 446 milhões de dólares.

Segundo avança o mesmo portal, o hotel vai contar com quatro quartos. As janelas não terão mais de 23 centímetros e existirão ainda duas estações médicas, duas casas de banho, uma zona de exercício, Wi-Fi e uma sala de estar comum com janelas amplas para o grande vazio. A maior atração desta experiência será, no entanto, a possibilidade de sair da nave para um passeio espacial com um cosmonauta. A atividade terá o custo adicional de 20 milhões de dólares.

A RKK Energia planeia transportar um ou dois turistas por cada voo realizado pela nave espacial Soyuz, mas os planos ainda podem demorar a concretizar-se, uma vez que a NASA está a utilizar os lugares destes voos para levar os seus astronautas para a ISS enquanto aguarda pela construção dos veículos espaciais da SpaceX e da Boeing.

tek hotel espacial

Mais importa dizer que a construtora russa quer agora encontrar 12 passageiros dispostos a pagar um sinal de 4 milhões de dólares, de forma a dar início ao projeto. Se nos próximos sete anos consecutivos, a empresa conseguir fechar negócio com seis passageiros interessados em passar uma semana neste hotel, o retorno do investimento fica assegurado.

A Estação Espacial Internacional completou no ano passado as 100 mil órbitas à volta da Terra e tem recebido várias equipas de astronautas que desenvolvem várias experiências e documentam a vida no espaço em muitas fotografias partilhadas nas redes sociais. Na galeria abaixo pode ver algumas das melhores imagens.