O Windows 10 tem servido de ponte a todos aqueles que querem aproveitar os seus PCs para disfrutar da sua coleção de jogos para Xbox One, mas enquanto esta falange se divertia em sessões de streaming intensivo, os utilizadores de Mac eram deixados de lado. Esta semana, a descriminação acaba.

Com o OneCast, os computadores da Apple passam a poder servir de igual forma todos aqueles que quiserem/precisarem de utilizar os seus sistemas para aceder aos jogos da consola da Microsoft.

Note que o sistema não foi desenvolvido por nenhuma das duas empresas norte-americanas, mas sim por uma equipa de profissionais da informática que se dedicaram a desenvolver este produto.

No website oficial do OneCast, os responsáveis adiantam que foi executado um processo de engenharia reversa para mimetizar o sistema que a Microsoft utiliza para fazer streaming da consola para o PC. O software foi depois complementado com um driver de emparelhamento para o controlador da Xbox One.

De acordo com os primeiros testes, a performace do OneCast é equiparável ao do sistema oficial, sendo que a latência oscila mais ou menos entre os mesmo valores apresentados pela app da Microsoft. O The Verge, que já teve a oportunidade de testar o programa, indica que com Battlefront II a rodar, o sistema caiu apenas uma vez.

Se estiver interessado em descarregar o OneCast, saiba que pode ter acesso a um período experimental gratuito de 14 dias. Depois disso o serviço tem um custo de 20 dólares (pagamento único), embora o preço esteja agora a 9,99 dólares para celebrar o lançamento. Note que o facto de o serviço não ser oficial, contempla o risco de encerramento pela Microsoft, caso o mesmo viole alguma patente ou direito de autor.