Há ou não há a possibilidade de atualizar para o Windows 10 de forma gratuita e vitalícia? Há. Quem o garante é a Microsoft, mas há apenas um “senão”: para terem acesso a uma licença gratuita da nova versão do sistema operativo os utilizadores terão de comprometer-se a serem “cobaias” do Windows 10 para sempre.

Basicamente o que a Microsoft está a promover é um programa de longo termo do Windows Insider - que garante acesso a versões prévias dos principais software da empresa. Assim que tiver a versão técnica do Windows 10 e quiser continuar a fazer parte do grupo de testes do sistema operativo, poderá manter o software de forma gratuita ao longo do tempo.

Resumindo, o utilizador mantém o Windows 10 enquanto der feedback, por iniciativa própria ou através das ferramentas de comunicação de erros. A Microsoft explica que o grande lançamento do Windows 10, a 29 de julho, será apenas mais um lançamento de uma versão do sistema operativo para os utilizadores de teste.

No entanto, se a determinada altura decidir que já não quer fazer parte do programa, então a licença do utilizador vai ter um prazo para expirar. Aí o utilizador escolhe se quer comprar a licença do Windows 10 ou se quer regressar ao Windows 7 ou Windows 8.1.

Para utilizadores destas duas versões do sistema operativo a atualização continua a ser gratuita apenas durante o primeiro ano. Depois será necessário comprar uma licença ou regredir no software.

Recorda-se que para atualizar para o Windows 10 os utilizadores têm de garantir um conjunto de requisitos mínimos ao nível de computadores desktop e portáteis, havendo ainda uma ferramenta que lhe indica quais os programas do seu atual computador que podem migrar para a nova versão do sistema operativo sem problemas de compatibilidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.