A Samsung vai começar este mês a disponibilizar a actualização para o Android 2.3 (Gingerbread), para os dispositivos da linha Galaxy comercializados com versões anteriores do sistema operativo móvel da Google.

O upgrade destina-se aos quatro novos smartphones lançados este ano para completar a linha com equipamentos ao alcance de mais carteiras, Ace, Gio, Fit e Mini, mas também ao Galaxy S - que apesar de ser um equipamento interessante, com um ecrã Super Amoled e processador de 1 GHz, estava a perder terreno devido à versão menos actual do SO.

Também aqueles que têm em casa um Galaxy Tab de 7 polegadas poderão actualizar o software do primeiro tablet da Samsung para uma versão mais recente do Android - ainda que não para a Honeycomb (3.0), optimizada para este tipo de dispositivos e que já pode ser encontrada no modelo com ecrã de 10 polegadas da marca.

Segundo a informação avançada pela fabricante, a actualização ficará primeiro disponível para o Galaxy S, nos mercados do Reino Unido e países nórdicos e a partir da segunda metade de Maio. Depois será alargada de forma gradual aos restantes equipamentos e regiões, incluindo a Europa.

Em Portugal "a actualização vai estar disponível numa primeira fase para o Galaxy S, até ao final do mês de Maio”, confirmou ao TeK fonte da empresa em território nacional.

No comunicado internacional, a Samsung refere que o upgrade será disponibilizado através do Kies, o programa de gestão de software da marca, que pode ser descarregado através do site da companhia.

O Android 2.3 apresenta melhorias ao nível da usabilidade e desempenho, com a empresa a destacar, por exemplo, o interface de utilização mais intuitivo e o processamento de conteúdos multimédia com menor taxa de consumo do CPU e suporte para melhores gráficos 3D.

Nota da Redacção:A notícia foi actualizada com a resposta da Samsung.