A Samsung anunciou que antes do final do ano vai colocar nas lojas um leitor de vídeo com capacidade para ler discos gravados no formato Blu-ray, mas também no formato concorrente, o HD DVD.



Depois de num primeiro momento ter apostado exclusivamente no formato Blu-ray, a fabricante coreana muda de estratégia e multiplica as suas oportunidades de fazer negócio com um produto combinado.



A Samsung garante que o BD-VP5000 estará nas lojas antes do período de Natal. Actualmente a empresa já tem à venda o BD-P1000, um leitor Blu-ray que também pode ser comprado nas lojas portuguesas por 799 euros.



Para a mesma tecnologia existem também outras ofertas por parte da Panasonic, da Philips e da Pionier. A Sony, principal impulsionadora do formato Blu-Ray, já vende nos Estados Unidos mais do que um leitor de vídeo com o novo formato, mas na Europa ainda não avançou. Para Portugal prepara o lançamento do S1E no próximo mês de Junho, que ainda não tem preço definido.



O HD DVD tem apenas na Toshiba a única apoiante para esta área dos leitores de mesa, com alguns modelos já disponíveis. A adesão da Samsung ao formato poderá dar à empresa mais hipóteses de sucesso nas vendas, já que no HD DVD a oferta é mais reduzida.



A mesma lógica deverá ter seguido a LG que já no ano passado anunciou um leitor híbrido que está agora prestes a chegar ao mercado português e que já vende nos Estados Unidos com preços entre os 1000 e os 1200 dólares. Este modelo é para já o único híbrido em comercialização.



Notícias Relacionadas:

2006-03-18 - LG vai comercializar leitor de vídeo que combina formato Blu-ray e HD DVD