A sul coreana Samsung Portugal apresenta esta semana os primeiros notebooks para o mercado português. Com presença consolidada nas áreas de electrónica de consumo e multimédia a Samsung tinha optado, até agora, por deixar de fora o mercado nacional na sua estratégia para os computadores portáteis.



A empresa alterou a orientação e apresenta esta semana os primeiros quatro modelos de notebooks a disponibilizar em Portugal. As primeiras séries a chegar a Portugal são a M40, X30, X15+ e P35, refere o convite da empresa que destaca como principais características da sua linha de notebooks o design, as características wireless e a duração das baterias.


Ainda no mês passado também a Sony decidiu lançar em Portugal a linha de portáteis Vaio, tornando ainda mais competitivo o mercado de computadores portáteis, actualmente liderado pela Toshiba. A estas estratégias não é certamente alheio o crescimento do volume de vendas de notebooks em Portugal, que a IDC estima irá manter-se até final do ano, altura em que os portáteis representarão mais de 35 por cento do total de computadores vendidos em Portugal.



Todos os modelos da Samsung agora lançados são equipados com a tecnologia Centrino da Intel, já estão disponíveis em alguns mercados internacionais e dirigem-se a segmentos diferentes de utilizadores apostando nas funcionalidades multimédia, quando se dirigem ao segmento doméstico e privilegiando os aspectos de segurança, nos modelos dirigidos ao mercado empresarial.



A série X30 caracteriza-se pela forte componente multimédia correndo aplicações 3D e tirando partido do processador gráfico nVidia GeForceFX 5200Go, características semelhantes às da série M40 com ecrã TFT Samsung ultra brilhante de 17 polegadas, ligações FireWire, USB 2.0, leitor de cartões de memória e sistema de som 3D.



No que respeita à série X15, esta dirige-se a profissionais em movimento, como caracteriza a empresa, que podem tirar partido do processador Pentium M da Intel de baixos consumos energéticos e elevado aproveitamento das baterias.



Os equipamentos desta série podem trabalhar 4 a 5 horas sem interrupção e necessitam de um tempo de carga reduzido. Para o segmento empresarial a Samsung conta ainda com a série P35 com leitor de impressões digitais - que permite ao utilizador converter todas as suas passwords neste tipo de identificação - leitor de cartões de memória 3 em 1 e ecrã TFT da Samsung.

Notícias Relacionadas:

2004-06-26 - Portáteis continuam a registar maior crescimento no mercado de PCs em Portugal

2004-05-13 - Toshiba Portugal recupera liderança do mercado nacional de portáteis