Atualmente líder na fabricação de semicondutores, a Samsung anunciou hoje a conclusão do processo de desenvolvimento dos novos processadores 7LPP (Low Power Plus). São chips de 7 nanómetros, que a fabricante tem vindo a “marinar” nos últimos meses, utilizando técnicas de litografia através de ultravioleta extrema (EUV). Esta evolução da tecnologia abre portas ao planeamento no futuro dos chips de 3 nm, refere a empresa em comunicado.
Os chips de 7 nm, cujas “bolachas” começam hoje a ser fabricadas, vão ocupar cerca de menos 40% de superfície, em relação à anterior geração. Na prática, os novos chips vão permitir um aumento de 40% de eficiência, com 20% de maior performance ou até 50% de poupança de consumo de energia, quando comparado com a tecnologia de 10 nm.
A tecnologia é o compromisso da empresa em fornecer às fabricantes de dispositivos um chip preparado para lidar com o futuro 5G, inteligência artificial, IoT, datacenter, networking e indústria automóvel.
Até 2020, a Samsung espera aumentar a capacidade de produção dos novos chips, para dar resposta às necessidades do mercado na entrada da próxima geração de processadores. A sua tecnologia contém ainda ferramentas de inspeção, que permitem detetar e eliminar componentes com defeito na fase inicial de fabricação.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Guarde o que vê na internet e registe ideias rapidamente com a extensão do Evernote -
App do dia
Farto de fotografias desalinhadas? Griddr. ajuda a encontrar o enquadramento ideal -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários