A Samsung já marcou a data para o início da comercialização do Galaxy S III em Portugal. No dia 14 de junho os três operadores começam a vender os equipamentos, que estão disponíveis também nas lojas de retalho, mas as pré-reservas começam hoje à meia noite.

O novo modelo de topo de gama da marca foi apresentado a 3 de maio e hoje já começou a ser comercializado em alguns países europeus, mas os portugueses vão ter de esperar mais algumas semanas até conseguirem comprar o Galaxy S III.

A aposta da marca é na interação com o utilizador e na "humanização" do design, mas também na liderança do segmento de smartphones de topo de gama, que Nuno Parreira, responsável pela área de negócios de telecomunicações, garante que já tinha sido conquistada pelo S II.

O smartphone tem um ecrã de 4,8 polegadas com Super AMOLED, mas apesar do maior espaço útil da imagem a Samsung conseguiu manter o S III dentro das dimensões do S II, reduzindo a moldura. O resultado é um telemóvel grande, apropriado para visualização de conteúdos multimédia e navegação web, potenciados pela velocidade do processador quad-core a 1,4 GHz que torna mais fluída a utilização das aplicações e permite - por exemplo - ver um vídeo enquanto usa outras ferramentas (com o Pop Up Play), sem pôr em causa o desempenho.

O interface típico da Samsung acrescenta ainda funcionalidades ao sistema operativo Android 4.0, trazendo novas formas de interação com o utilizador, através do reconhecimento da "atenção" focada no equipamento - que evita que o ecrã seja desligado - da ferramenta de Smart Alert para avisos mais rápidos de mensagens e chamadas perdidas.

O reconhecimento de voz, com o S Voice, é também uma das apostas no interface, aceitando comandos de voz em inglês, e com frases compostas, uma funcionalidade que exige porém uma ligação 3G ou Wi-Fi ativa.

A adição de tecnologia NFC, e a melhoria das ferramentas associadas à câmara fotográfica são duas características também bem vindas para quem quer esticar as funcionalidades do telemóvel. A câmara fotográfica tem um sensor de 8 megapixéis, mas a diferenciação faz-se pela melhoria da captura de imagens em movimento e de um modo de disparo rápido - que permite a captura de até 20 fotos sequenciais com o Burst Shot - ou a identificação do melhor retrato com o Best Photo.

[caption]Nome imagem[/caption]

Embora a Samsung esteja a preparar uma versão 4G, que deve chegar ainda em junho, ou no início de julho, aos Estados Unidos, o Galaxy S III para o mercado europeu só tem conectividade 3G, não estando confirmada a possibilidade de comercialização com LTE.

Os preços para comercialização já foram também definidos nos 599 euros, preço recomendado para o operador, e 799 euros, para vendas nas lojas, livre de fidelizações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador